Moradores de Ceres e Rialma, no Vale do São Patrício, a 190 km da capital, ficaram surpresos ao receber a conta mensal de energia elétrica. O motivo foi um erro no pagamento das faturas.
A empresária Marlene Lúcia de Oliveira relatou que recebeu uma conta no valor de R$ 377, mas o valor real devido é de R$ 150. Ao tentar realizar o pagamento com telefone celular, também chamou a atenção a alteração de dois itens na fatura: a fonte pagadora registrada em nome de um homem e a fonte recebedora em nome de uma mulher — ao invés do nome da Companhia Hidroelétrica São Patrício, responsável pela geração e distribuição de energia na região. "É um alerta para todos, pois pode ser golpe", destacou a empresária.
A reportagem do Conexão Diária entrou em contato com a CHESP, que confirmou o erro nas faturas emitidas pela empresa, no mês de fevereiro. De acordo com a companhia, o problema ocorreu apenas no meio de pagamento via PIX, mas o erro no software gerador já foi corrigido. No entanto, ao efetuar o pagamento via código de barras, os valores e os dados da empresa aparecem corretamente. A fonte recebedora identificada como 'Carolina de Podestá Mart' refere-se à diretora da companhia, portanto, está correto.
A CHESP orientou os consumidores a verificarem os dados antes de efetuarem o pagamento para evitar que os recursos sejam destinados a terceiros, configurando assim um possível golpe. A empresa também lembrou que mantém um número de atendimento ao cliente, o 0800-062-2003, disponível para esclarecimentos.
Sobre o PIX
Criado pelo Banco Central do Brasil em 2018, o PIX foi desenvolvido para oferecer uma solução de pagamentos instantâneos no país. A ferramenta foi disponibilizada ao público em novembro de 2020 e se tornou a principal opção digital para transações bancárias. Sua principal vantagem é a agilidade, permitindo que transações sejam realizadas a qualquer hora do dia, com transferências imediatas.