Esse local fica no cruzamento da Rua Perimetral 2 com a Avenida Liberdade. Ninguém sabe se é ou não uma área pública. Mas a certeza e que virou um depósito de lixo. O tempo todo tem gente fazendo descarte. Quando a equipe de reportagem chegou, eles fugiram. Pouco depois, um homem no carro branco também fez o mesmo. Ao ser abordado, ele disse que não queria falar.
Num intervalo de 15min foram pelo menos três veículos fazendo descarte. E aos poucos a área vai ficando cada vez mais acumulada. Moradora do bairro, a aposentada Sandra Helena Neto Marques disse que acha um absurdo. "Outro dia inclusive minha filha adotou um cachorro, gente até animal vivo tá sendo descartado aqui", salientou.
Quem passa pelo local e olha para o chão percebe que recentemente uma Patrol passou pelo local, o que comprovs que a prefeitura fez a limpeza da área. Mas não demorou muito para que ela fosse transformada em lixão mais uma vez. Alguns moradores da região disseram que não tem hora, o descarte acontece dia e noite.
O que tem preocupado seo Cícero Simão é que agora o pessoal está descartando pneus. E são muitos. O medo é de que a população fique doente, por conta dessa situação. "Incomoda bastante por quê tenho risco de dengue, ainda mais nessa época que água parada vira morada do mosquito", justificou.
Quem também está na bronca é o reciclador José Airton. Ele tenta amenizar o problema encontrando e recolhendo placas eletrônicas e metais nobres como cobre e alumínio para revender a indústria. Ele disse que o trabalho dele está sendo prejudicado. "A gente faz a nossa parte, ajuda a selecionar, pelo menos. Mas quem vê a gente coletando, joga a culpa em nós. Por isso a gente passa por cada uma", complementou.
Líder comunitário, Nilton Barriga, disse que a região Leste não tem ecoponto para descarte de resíduos. E tem dúvidas sobre a ocupação dessa área. "Não tem placas informando se é ponto provisório ou não, então tá virando um lixão", conclui.
Desde o início de sua gestão, o prefeito Sandro Mabel tem realizado mutirões para deixar a cidade limpa. Em nota, o Consórcio LimpaGyn que é o responsável pela coleta dos resíduos na cidade, disse a área já está sendo monitorada e que a limpeza foi feita recentemente, mas que, cabe a prefeitura fazer a fiscalização e punir os infratores. O Consórcio pediu ainda que a população leve materiais inserviveis aos EcoPontos que estão espalhados pela cidade, para que a destinação correta seja feita.