A culinária goiana é uma das mais ricas e autênticas do Brasil, refletindo a diversidade cultural e os sabores únicos do Cerrado. Com influências indígenas, africanas e portuguesas, destaca-se pelo uso de frutos nativos, como o pequi e o baru, além de preparos tradicionais à base de milho, mandioca e carnes variadas. Seja em pratos salgados ou em doces feitos com ingredientes típicos da região, a gastronomia goiana vai além do paladar – é uma experiência sensorial que merece ser explorada e valorizada.
Celebrando essa riqueza gastronômica, a 7ª edição da Goiânia Restaurant Week é realizada até dia 13 de abril, reunindo mais de 30 restaurantes da Capital. Neste ano, o tema "Diversidade Culinária Regional" convida os chefs a explorarem e reinterpretarem os sabores característicos de Goiás, destacando ingredientes típicos e preparos tradicionais que fazem parte da identidade culinária do Estado, proporcionando novas experiências gastronômicas ao público.
O idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis, destaca que a escolha do tema desta edição tem como propósito valorizar a gastronomia local, incentivando os chefs a explorarem os sabores característicos de Goiás e a reinventarem receitas tradicionais.
"Cada região possui tradições, sabores e ingredientes únicos, o que torna cada evento especial e autêntico. Nosso objetivo é incentivar o uso de ingredientes regionais e estimular os chefs a explorarem a riqueza gastronômica local", afirma Reis.
O Murano Premium estreia na Goiânia Restaurant Week com um menu que combina tradição e sofisticação, destacando ingredientes típicos e técnicas da culinária goiana para proporcionar uma experiência única e regional. Entre as entradas do almoço, a empadinha goiana ganha uma nova roupagem. Já nos pratos principais, o risoto do cerrado com iscas de frango, linguiça suína caseira, pequi, guariroba, cheiro verde e cubos de queijo minas. Para finalizar, o tradicional pudim de leite ou o romeu e julieta gelado.
"Pela primeira vez no festival, o Murano Premium apresenta um menu especial que exalta os sabores da gastronomia goiana, resgatando ingredientes típicos e técnicas que refletem nossa identidade. Nossa participação reflete a filosofia de oferecer ao público uma oportunidade única de explorar a essência da nossa culinária, combinando tradição e sofisticação para proporcionar uma experiência gastronômica única, onde cada prato conta uma história de sabor e regionalidade", ressalta Amanda Pamplona, proprietária do restaurante.
O WTC Hotel traz o steak tartar do cerrado – carne serenada angus, picada na ponta da faca, picles de maxixe, mostarda dijon, gema, cebola roxa, alcaparras, pimenta sriracha e crocante de tapioca – de entrada e a panceta glaceada – panceta suína assada lentamente, molho demi glace suíno, chica doida e crocante de queijo coalho – de principal. Na sobremesa, o pudim Romeu e Julieta.
Entre os veteranos, o Paradiso Caffè Bistrot traz no almoço a mandioca frita com gremolata trufada e o dadinho de pamonha assada com geleia de pimenta como opções de entrada. De principal, a panelinha de arroz fresquinho, com medalhão de mignon e ovo frito, ou o espetinho de parmegiana na cama de purê de batata. Para sobremesa, tiramissu com licor de baru, cocada de forno vegana ou doces cristalizados.
O Juá apresenta um menu completo de releituras da culinária goiana. Entre as entradas, são duas: o empadão goiano de frutos do mar – massa crocante recheada com cremoso de galinha, linguiça suína, camarão, mexilhão, lula, queijo e guariroba, acompanhado de molho apimentado de pequi – e o pit dog – mini burguer de ancho, bacon mafuá, tomate, maionese de ervas, picles de abacaxi e batata palha.
Como principal, o Juá traz a panelinha de legumes da roça – arroz caldoso de açafrão, abobrinha, cenoura, cogumelos, milho verde e pupunha, finalizado no forno com requeijão moreno e tempurá de quiabo – e a costela rocha – costela bovina braseada, cremoso de mandioca com ervas, chips de alho, paçoca de carne de sol, saladinha morna de feijão, queijo coalho com mel e molho roti. Para a sobremesa, a ambrosia com compota de mamão verde.
O Bianco Ristorante traz o croquete de cupim de entrada e a terrine de rabada - terrine de rabada, polenta selada, cogumelos saúte, picles de cebola brulé, farofa de castanha de baru, salada de agrião - de principal. Na sobremesa, a rabanada com anglaise de licor de amêndoas, doce de leite, sorvete de leite.
O Las Nenas inclui como entrada o pastelzinho de milho e requeijão moreno e vinagrete. Para o prato principal, a panelinha do cerrado – arroz caldoso de açafrão com linguiça, lombo, sobrecoxa de frango assado, crispy de couve e aioli de pequi –, a jantinha – espetinho de mignon, feijão tropeiro, mandioca em duas texturas, vinagrete de baru e arroz branco ou integral – ou a chica doida vegetariana, que é acompanhada de espetinho de queijo coalho e vinagrete de maxixe. Acompanham como sobremesa o brownie de baru com chantilly de cumaru ou torta de queijo goiano Serra do Bálsamo e calda de goiabada.
Para completar, o Grano Cucina Italiana traz o arancini di mais e maiale – bolinho de risoto de milho e linguiça artesanal, finalizado com aioli picante – de entrada e o chorizo com polenta e gorgonzola – corte chorizo, servido com polenta cremosa e finalizado com creme de gorgonzola e agrião – como principal. Na sobremesa, o riso di cumaru - arroz arbóreo caramelizado cremoso com especiarias, finalizado com cumaru – ou o sfoglia di mais – massa folhada recheada com creme doce de milho e cream cheese, farofa paçoca e gelato vanilla.
Sobre o festival
A Goiânia Restaurant Week é uma realização da Brasil Restaurant Week e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e apoio do Castro’s Park Hotel, QS Marista Stay e Hotel, We Super OOH e Helloo.
Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, o festival movimenta e aquece o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.
Casas participantes da 7ª edição da Goiânia Restaurant Week
1929 Trattoria Moderna – @1929trattoria
Alma Boutique Bar - @alma.boutiquebar
A Casa Bairrada – @acasabairrada
Balkan Rooftop – @rooftopbalkan
Black Sushi Rooftop – @blacksushiroftoop
Bianco Ristorantino – @biancoristorantino
Botelli – @botellirestaurante
B/Side - @bsidegoiania
Casa Baru Adega e Mercado – @casabaru.go
Cheesehouse Restaurante - Setor Marista – @cheesehousebr
Casa Cortela - @casacortela
Enttres Cocina de Mezcla – @enttrescocina
Famu – @famurestaurante
Forneria 1121 – @forneria1121gyn
Grá Bistrô | Grá Rooftop – @grabistro
Grano Cucina Italiana – @granocucina
Hattori Sabores do Japão – @hattorirestaurante
Juá Restaurante – @restaurantejua
Kanpai Blue – @kanpaiblue
Las Nenas Restaurante – @lasnenasrestaurante
Lou Bistrô – @loubistro
Murano Premium Restaurante - @murano.restaurante
Madalena Gastrobar - @madalenagastrobar
Origini Pastifício - @originipastificio
Paradiso Caffè Bistrot - Vaca Brava – @paradiso.caffe
Pop Coffee - Buena Vista – @popcoffeegoiania
Risotteria Chef Brunna Pollazzon – @risotteriachefbrunnapollazzon
Restaurante Ipê - Castro´s Park Hotel - @ipecastros
Sax Coffee & More – @sax_coffee
Spotta - @experienciaspotta
Temaki Fry - @temakifry_gyn
Vino! Goiânia - @vino.goiania
WTC Goiânia Stay & Hotel - @wtcgoianiahotel